EJA 2016 Trabalho de Arte, inspirado em ação contra a Ditadura no Chile






 TRABALHO IDEALIZADO PELA PROFESSORA SONIA SANTANA - ARTE
2º SEMESTRRE 2016
EJA -ED. JOVENS E ADULTOS

(PEQUENA AMOSTRA) 
PROJETO ENVOLVEU  TAMBÉM AS ÁREAS: 
LINGUA PORTUGUESA:ESTUDO DE LETRAS DE MÚSICAS DE PROTESTO CONTRA A DITADURA MILITAR E JORNAL MURAL: COM O TEMA "LIBERDADE DE EXPRESSÃO" PROFª ARLETE MARQUES;
HISTÓRIA DA DITADURA NO BRASIL,  ÁREA DE HISTÓRIA, PROF. WALTER, 
HOUVE TAMBÉM PALESTRA  COM : Adílson de Oliveira Lucena, filho de Antonio Raymundo Lucena,   e o Professor  Marcelo Terence, que trabalhou no INCRA e hoje leciona na Escola Técnica Federal.
Foi contada a história da família Lucena por Adílson.  O pai, Antonio Raymundo Lucena,  foi assassinado em  luta  por um Brasil democrático  e a família sofreu nas mãos dos militares,  banida para o México e, de lá, para Cuba, a convite de Fidel Castro. Só voltaram ao país após a anistia.
CONVIDADOS POR PROFESSOR JOSÉ ALBERTO, GEOGRAFIA

OS TRABALHOS MOSTRARAM A PREOCUPAÇÃO COM A DISCRIMINAÇÃO RACIAL E DE GÊNERO, A QUESTÃO DA HARMONIA NO MEIO AMBIENTE E PAZ SOCIAL, VIOLÊNCIA ATRAVÉS DE ABUSO DE AUTORIDADE, ENTRE OUTROS TEMAS .



Arpillera é uma técnica têxtil chilena que possui raízes numa antiga tradição popular iniciada por um grupo de bordadeiras de Isla Negra, localizada no litoral central chileno.
Graças as arpilleras muitas mulheres chilenas puderam denunciar e enfrentar a ditadura desde fins de 1973. As arpilleras mostravam o que realmente estava acontecendo nas suas vidas, constituindo expressões de tenacidade e da força com que elas levavam adiante a luta pela verdade e pela justiça.












Comentários